PROFESSOR DE MATEMÁTICA, MATEMÁTICO E EDUCADOR MATEMÁTICO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE OS PROFISSIONAIS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i2.7116Schlagworte:
Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Educação Matemática. Profissionais que ensinam matemática.Abstract
Assim como existem diferenças entre as áreas de Ensino de Matemática e Educação Matemática, podemos considerar algumas sutis peculiaridades entre os profissionais responsáveis pelo ensino de Matemática nas instituições escolares, em seus diversos níveis (Fundamental, Médio e Superior). Neste ensaio, discutimos alguns fatores responsáveis por distinguir o trabalho de três personagens, não totalmente disjuntos, responsáveis pela atividade de ensino de matemática, a saber: o professor de matemática, o matemático e o educador matemático. Ao discutirmos sobre as concepções de “Ensino de Matemática” e “Educação Matemática” apresentamos os pontos comuns aos membros dessa tríade e refletimos sobre a necessidade de melhorias no processo de desenvolvimento profissional dos professores de matemática.Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons