PROFESSOR DE MATEMÁTICA, MATEMÁTICO E EDUCADOR MATEMÁTICO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE OS PROFISSIONAIS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Auteurs-es

  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i2.7116

Mots-clés :

Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Educação Matemática. Profissionais que ensinam matemática.

Résumé

Assim como existem diferenças entre as áreas de Ensino de Matemática e Educação Matemática, podemos considerar algumas sutis peculiaridades entre os profissionais responsáveis pelo ensino de Matemática nas instituições escolares, em seus diversos níveis (Fundamental, Médio e Superior). Neste ensaio, discutimos alguns fatores responsáveis por distinguir o trabalho de três personagens, não totalmente disjuntos, responsáveis pela atividade de ensino de matemática, a saber: o professor de matemática, o matemático e o educador matemático. Ao discutirmos sobre as concepções de “Ensino de Matemática” e “Educação Matemática” apresentamos os pontos comuns aos membros dessa tríade e refletimos sobre a necessidade de melhorias no processo de desenvolvimento profissional dos professores de matemática.

Biographie de l'auteur-e

Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP

Licenciado em Matemática pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, SP. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela UEM. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, campus Presidente Epitácio.

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Publié-e

2015-07-27

Numéro

Rubrique

Artigos