A SEMIÓTICA NA ANÁLISE DOS MARCOS REFERENCIAIS, DO PLANEJAMENTO URBANO E DA CULTURA UCRANIANA: O CASO DE PRUDENTÓPOLIS - PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.532Keywords:
marcos referenciais, semiótica, cultura ucraniana, PrudentópolisAbstract
A vinda de ucranianos da Galícia para o Paraná a partir do século XIX transformou toda a região meridional ao pé da Serra Geral numa “Pequena Ucrânia”. Essa região tem seu centro cultural em Prudentópolis. As manifestações materiais e imateriais da cultura ucraniana no espaço urbano de Prudentópolis se expressam através da arquitetura, dos monumentos, da nomenclatura de ruas, da religiosidade e do idioma. O objetivo deste artigo é identificar, à luz da semiótica, os mais signi-ficativos marcos referenciais da cultura ucraniana no espaço urbano de Prudentópolis, avaliando seus valores enquanto signos identitários e sua potencialidade para o desenvolvimento municipal. Busca-se também verificar o trato político e legislativo das questões culturais nesse município. Se de um lado o poder público pode auxiliar na preservação e no resgate cultural, de outro, pode contribuir para sua desca-racterização e, até mesmo, destruição. Para esta investigação recorreu-se a material bibliográfico e documental que permitisse fundamentar e articular os conceitos da semiótica, aplicando-os à interpretação do espaço urbano de Prudentópolis. Essa interpretação restringiu-se aqui a três marcos referenciais edificados – o Portal da cidade, a Igreja de São Josafat e o Colégio São José. O patrimônio paisagístico de Prudentópolis é também marcado por outras construções vultosas (igrejas, seminário e escolas) que retratam sua história e sua cultura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons