A SEMIÓTICA NA ANÁLISE DOS MARCOS REFERENCIAIS, DO PLANEJAMENTO URBANO E DA CULTURA UCRANIANA: O CASO DE PRUDENTÓPOLIS - PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.532Palavras-chave:
marcos referenciais, semiótica, cultura ucraniana, PrudentópolisResumo
A vinda de ucranianos da Galícia para o Paraná a partir do século XIX transformou toda a região meridional ao pé da Serra Geral numa “Pequena Ucrânia”. Essa região tem seu centro cultural em Prudentópolis. As manifestações materiais e imateriais da cultura ucraniana no espaço urbano de Prudentópolis se expressam através da arquitetura, dos monumentos, da nomenclatura de ruas, da religiosidade e do idioma. O objetivo deste artigo é identificar, à luz da semiótica, os mais signi-ficativos marcos referenciais da cultura ucraniana no espaço urbano de Prudentópolis, avaliando seus valores enquanto signos identitários e sua potencialidade para o desenvolvimento municipal. Busca-se também verificar o trato político e legislativo das questões culturais nesse município. Se de um lado o poder público pode auxiliar na preservação e no resgate cultural, de outro, pode contribuir para sua desca-racterização e, até mesmo, destruição. Para esta investigação recorreu-se a material bibliográfico e documental que permitisse fundamentar e articular os conceitos da semiótica, aplicando-os à interpretação do espaço urbano de Prudentópolis. Essa interpretação restringiu-se aqui a três marcos referenciais edificados – o Portal da cidade, a Igreja de São Josafat e o Colégio São José. O patrimônio paisagístico de Prudentópolis é também marcado por outras construções vultosas (igrejas, seminário e escolas) que retratam sua história e sua cultura.
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