EDIFICAÇÕES ESCOLARES EM PONTA GROSSA A PARTIR DA GESTÃO DA “COISA PÚBLICA” DE ALBARY GUIMARÃES

Autores/as

  • Cirlei Francisca Gomes Carneiro Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Joselfredo Cercal de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.539

Palabras clave:

edificações escolares, relações sócio-políticas, gestão da “coisa pública”

Resumen

O sentido deste texto está em buscar a raiz histórica ou os elementos que melhor permitiriam compreender a “gestão da coisa pública” (Foucault, 1979) sobre a educação primária em Ponta Grossa, Paraná. Refletindo, sobre a educação pública municipal, para a primeira metade do século XX, tornou-se imprescindível referir-se, inicialmente, ao político Albary Guimarães, que governou Ponta Grossa como Prefeito Municipal nomeado pelo Interventor do Paraná, Manoel Ribas, em 1932. Com a promulgação da Constituição de 1934, que estabeleceu Eleições Gerais no Brasil, foi, então, eleito para a casa. O advento do Estado Novo manteve-o no cargo por Decreto Interventorial, desde 1937 até agosto de 1945. A pesquisa, ao mesmo tempo em que estudou a preservação das edificações do passado escolar, resgatou provas objetivas da personalidade de Albary Guimarães, hoje visto com referencial de “conhecimento”.

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