EDIFICAÇÕES ESCOLARES EM PONTA GROSSA A PARTIR DA GESTÃO DA “COISA PÚBLICA” DE ALBARY GUIMARÃES
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.539Parole chiave:
edificações escolares, relações sócio-políticas, gestão da “coisa pública”Abstract
O sentido deste texto está em buscar a raiz histórica ou os elementos que melhor permitiriam compreender a “gestão da coisa pública” (Foucault, 1979) sobre a educação primária em Ponta Grossa, Paraná. Refletindo, sobre a educação pública municipal, para a primeira metade do século XX, tornou-se imprescindível referir-se, inicialmente, ao político Albary Guimarães, que governou Ponta Grossa como Prefeito Municipal nomeado pelo Interventor do Paraná, Manoel Ribas, em 1932. Com a promulgação da Constituição de 1934, que estabeleceu Eleições Gerais no Brasil, foi, então, eleito para a casa. O advento do Estado Novo manteve-o no cargo por Decreto Interventorial, desde 1937 até agosto de 1945. A pesquisa, ao mesmo tempo em que estudou a preservação das edificações do passado escolar, resgatou provas objetivas da personalidade de Albary Guimarães, hoje visto com referencial de “conhecimento”.
##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons