A RENOVAÇÃO CONSERVADORA DO CAMPO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL E SUA EXPRESSÃO NOS MANUAIS DE ENSINO:ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A “PEDAGOGIA E METHODOLOGIA” DO P e. CAMILLO PASSALACQUA(1887)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.597Palabras clave:
História da Educação, Escola Normal, Manuais de Ensino, Pe. Camillo PassalacquaResumen
O artigo apresenta uma reflexão preliminar sobre o pensamento do Pe. Camillo Passalacqua (1887) expresso no livro intitulado “Pedagogia e Methodologia”. A partir de suas considerações metodológicas sobre o Ensino Mútuo, sobre os Prêmios e sobre as Punições, o texto procura elaborar uma interpretação contextualizada de como se desenvolveu uma espécie de renovação conservadora do campo educacional pós-colonial que se formalizou nos manuais de ensino. Este artigo pretende apresentar também uma contribuição para a Linha de Pesquisa “Estudos Históricos-Biográficos do Pensamento Educacional Brasileiro” (GT - H istedbr Americana e H istedsal).
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