A RENOVAÇÃO CONSERVADORA DO CAMPO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL E SUA EXPRESSÃO NOS MANUAIS DE ENSINO:ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A “PEDAGOGIA E METHODOLOGIA” DO P e. CAMILLO PASSALACQUA(1887)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.597Parole chiave:
História da Educação, Escola Normal, Manuais de Ensino, Pe. Camillo PassalacquaAbstract
O artigo apresenta uma reflexão preliminar sobre o pensamento do Pe. Camillo Passalacqua (1887) expresso no livro intitulado “Pedagogia e Methodologia”. A partir de suas considerações metodológicas sobre o Ensino Mútuo, sobre os Prêmios e sobre as Punições, o texto procura elaborar uma interpretação contextualizada de como se desenvolveu uma espécie de renovação conservadora do campo educacional pós-colonial que se formalizou nos manuais de ensino. Este artigo pretende apresentar também uma contribuição para a Linha de Pesquisa “Estudos Históricos-Biográficos do Pensamento Educacional Brasileiro” (GT - H istedbr Americana e H istedsal).
##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons