O IDOSO E A LUDICIDADE. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0004
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.3694Palavras-chave:
Idoso. Ludicidade. Aprendizagem.Resumo
A população idosa vem aumentando e a mudança no campo social tem modificado seu papel, tornando as pessoas mais ativas e alvo de interesse em diversas áreas, inclusive na educação. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é o levantamento teórico sobre a criação de possibilidades de uso do lúdico na educação de alunos dessa faixa etária. Para responder ao objetivo proposto realizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática envelhecimento, educação e ludicidade e aplicou-se um questionário semiestruturado a cinquenta idosos participantes da UATI-UEPG. Procurou-se entender a representação social do idoso, suas novas relações com a sociedade e o papel do lúdico como instrumento para a socialização e fortalecimento das redes de relações interpessoais. Os resultados apontam que o lúdico pode ser aplicado na prática educativa independentemente da modalidade de ensino e da idade dos envolvidos, pois tende a ter resultados satisfatórios tanto para o docente como para os alunos que são agentes ativos no processo de aprendizagem. A ludicidade é, portanto, um fator que auxilia no aprendizado e na relação interpessoal.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons