EDUCAÇÃO E CIDADANIA NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: PROJETOS, POSSIBILIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v10i1.14Parole chiave:
assentamentos rurais, educação e cidadaniaAbstract
RESUMOO objetivo deste trabalho é analisar a educação escolar nos assentamentos rurais organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Resulta de discussões e trabalhos de campo desenvolvidos ao longo da década de 90 e pesquisas em andamento, na atualidade, com a utilização das técnicas de entre vista, depoimentos e observações. Constata-se que os professores das escolas rurais desenvolvem práticas heterogêneas, a saber: professores que se empenham em criar um conjunto de procedimentos metodológicos para que o ensino não seja apenas mnemônico; professores formados nas escolas organizadas pelo MST e que se preocupam em colocar em prática conhecimentos e princípios político-ideológicos adquiridos em sua formação e, por fim, práticas descontextualizadas da realidade vivida pela comunidade escolar, construídas por professores que desconhecem a proposta do MST e que não aceitam o desafio de recriar as propostas indicadas pelas Secretarias Municipais de Educação. Os projetos desenvolvidos no MST e entre os professores de assentamentos rurais demonstram os focos de emergência da “educação diferenciada” ou “escola do sujeito”, na qual é possível vivenciar a diversidade cultural, contribuir com a construção democrática e ampliação da idéia de cidadania como garantia e conquista de direitos.
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