ATA DE VISITA DA VILA DE IRATY COMO FONTE DE PESQUISA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0002

Auteurs-es

  • Claudia Pereira dos Santos UNICENTRO
  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Museu Municipal de Irati
  • Angela Corso UNICENTRO

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4112

Mots-clés :

Fontes. Atas. Pesquisa

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de fontes na história da educação, mais precisamente da ata como fonte primária. Para tanto, primeiramente se proporá uma discussão sobre as fontes e suas definições, posteriormente se fará uma reflexão quanto à utilização de atas como fontes para a pesquisa, realizando-se uma análise de alguns trabalhos que se utilizaram das atas com essa finalidade. Por fim, será apresentada uma análise da Ata de Exames e de Visitas da escola pública de Iraty, regida pela professora Rosalina Cordeiro de Araújo e localizada na vila de Iraty, investigando registros referentes ao conceito liberal e positivista de ordem que subjazem nas entrelinhas desse documento e a disseminação do método intuitivo.

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Publié-e

2012-10-21

Numéro

Rubrique

Artigos