Cartografias literárias: a antologia e o ensino

Autores

  • Analice de Oliveira Martins Professora Titular do Instituto Federal Fluminense (IFF) Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Palavras-chave:

Antologia. Ensino. Estudos Culturais.

Resumo

Este artigo pretende avaliar alguns impactos dos Estudos Culturais sobre os Estudos Literários e suas repercussões e desdobramentos no Ensino de Literatura, em particular, da literatura brasileira. A politização do discurso literário é consequência do fértil diálogo entre a Antropologia, a Sociologia e a Literatura.  Nesse sentido, será discutido, do ponto de vista teórico, o boom de antologias centradas em uma das variantes do processo mais complexo da identidade cultural pós-moderna e suas implicações para o Ensino, buscando avaliar vantagens e desvantagens ocasionadas por tal tendência do mercado editorial brasileiro. Entre as antologias a serem analisadas, destacam-se 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2004), + 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2005), Entre nós: contos sobre homossexualidade (2007), Questão de pele: contos sobre preconceito racial (2009), de Luiz Ruffato, e Primos: história da herança árabe e judaica (2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice de Oliveira Martins, Professora Titular do Instituto Federal Fluminense (IFF) Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Possuo Pós-Doutorado em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Università degli Studi Roma Tre (2017); Doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com bolsa do CNPq; Mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com bolsa do CNPq; Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atuo na área de Letras, lecionando, como Professora Titular, no IFF campus Campos Centro, as seguintes disciplinas: Literatura Brasileira, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Literatura e Estudos Culturais. Sou professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da UENF e professora titular do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do IFF campus Campos Centro. Minhas pesquisas relacionam-se aos diálogos entre literatura e estudos culturais; aos relatos de espaço; às questões de pertencimento e identidade cultural e também às fronteiras entre literatura e tecnologia, investigando as novas condições de produção literária na contemporaneidade. Sou pesquisadora do NECEL (Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens), cadastrado no CNPq.

 

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

MARTINS, A. de O. Cartografias literárias: a antologia e o ensino. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 146–157, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12461. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI