Práticas colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor
Palavras-chave:
Práticas colaborativas de escrita, Wiki, Autor, Leitor.Resumo
As práticas de leitura e escrita na Internet têm reconfigurado o papel de autor e de leitor na contemporaneidade. Este artigo analisa as práticas colaborativas de escrita com o uso da ferramenta digital wiki, realizadas por professores de Língua Portuguesa participantes de um curso online de formação continuada. A análise fundamenta-se na noção de função-autor de Foucault (2001) e de interpretação de texto de Eco (2012); nas concepções de autoria e leitura da análise do discurso de Maingueneau (2010) e Possenti (2009). Em relação às práticas colaborativas de escrita digital, apoia-se em categorias descritas por Pinheiro (2013). Ao analisar as interações verbais desses professores no espaço de comentários do wiki, evidencia-se como a leitura constitui a autoria do texto coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.