Não posso fugir do tema! Mas o que é tema? O conteúdo temático na redação de vestibular
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar como os participantes do vestibular de uma universidade pública desenvolvem o conteúdo temático em suas redações. Para tanto, analisamos os textos intermediários, isto é, os que atingiram notas consideradas a média do conjunto total, a fim de conhecer como o tema é representado e desenvolvido textualmente pelos autores/candidatos no gênero discursivo estabelecido como redação: o artigo de opinião. Os preceitos do Círculo de Bakhtin nortearam nosso trabalho, e os resultados demonstraram que os textos do nosso corpus, apesar de terem alcançado nota suficiente para acesso dos candidatos à vaga na universidade, apresentam problemas na exposição de acento valorativo em relação ao tema proposto e, principalmente, na entonação expressiva pessoal, o que implica a não explicitação de protagonismo e autoria diante de um gênero discursivo que fundamentalmente requer posicionamento crítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.