MUDANÇA CONSTRUCIONAL, CONSTRUCIONALIZAÇÃO E (INTER)SUBJETIVIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES [V1+VER]

Autores

  • Taísa Barbosa ROBUSTE UFPR
  • Sebastião Carlos Leite GONÇALVES Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-1798-729X

Resumo

Neste artigo, analisamos a construção [V1 + Ver], na qual a posição de V1, parcialmente esquemática, é preenchida pelos verbos “deixar”, “ir” e “querer”. Com base no aparato teórico-metodológico dos Modelos Baseados no Uso (BYBEE, 2016; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013), nosso objetivo é mostrar que três processos relacionados se manifestam na formação da construção em análise: “mudança construcional”, “construcionalização” e “(inter)subjetivização”. Para tanto, recorremos a dados efetivos de usos da língua extraídos de amostras de fala e de escrita do português contemporâneo e chegamos à caracterização de quatro tipos de construções: (i) Construções de movimento com propósito; (ii) Construções perifrásticas; (iii) Construções modais; e (iv) Construções marcador discursivo. Mostramos que a construcionalização da construção “marcador discursivo” é resultante do aumento de (inter)subjetividade, que é antecedida de uma série de micropassos de mudança construcional.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

TAÍSA BARBOSA ROBUSTE; SEBASTIÃO CARLOS LEITE GONÇALVES. MUDANÇA CONSTRUCIONAL, CONSTRUCIONALIZAÇÃO E (INTER)SUBJETIVIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES [V1+VER]. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 161–183, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/16341. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Teoria e Análise Linguística: Diferentes abordagens