“EU TOMO CONTA DO MUNDO”: CONSTRUÇÃO DO SENTIDO E DA ATITUDE AXIOLÓGICA DA CRÔNICA DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri
  • Leonardo Brandão de Oliveira Amaral Universidade Regional do Cariri http://orcid.org/0000-0002-4473-3236

Resumo

A atividade de Clarice Lispector como cronista constitui o ponto de partida do presente estudo, que tem como objetivo principal entender a singularidade da crônica de Lispector sob o enquadramento das interferências do conteúdo, da construção composicional e do estilo sobre a construção do sentido. Esse viés, de inspiração bakhtiniana, persegue a compreensão do problema da consciência criadora no exercício da atitude axiológica, que é inseparável da produção de discursos. A abordagem, contudo, particulariza tal dimensão valorativa, empenhada numa atitude de expressar um caráter de “cuidar do mundo”, matizando-a com a hipótese de uma forma arquitetônica que se liga ao testemunho como antagonista da notícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Brandão de Oliveira Amaral, Universidade Regional do Cariri

É graduando em Letras - Português/Inglês na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta. Enquanto membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudo de Teoria Linguística e Literária (NETLLI), é orientando do professor Edson Soares Martins. Sua formação prioriza o estudo da Literatura Latino-americana, em especial o conto e as narrativas que representam o insólito. Também empreende estudos das teorias do conto, do fantástico e do realismo maravilhoso. 

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

SOARES MARTINS, E.; BRANDÃO DE OLIVEIRA AMARAL, L. “EU TOMO CONTA DO MUNDO”: CONSTRUÇÃO DO SENTIDO E DA ATITUDE AXIOLÓGICA DA CRÔNICA DE CLARICE LISPECTOR. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 483–497, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/16373. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Clarice Lispector: vida, obra e recepção crítica