EM PASSO DE TANGO NO CALOR CARIOCA: ERRÂNCIA E DESPERTENCIMENTO EM TODOS OS PECADOS DO MUNDO, DE NORBERTO PRESTA

Autores

  • Luciana Paiva Coronel Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Inserida no debate sobre as manifestações do “pensamento do fora” no cenário da literatura latino-americana contemporânea, proponho uma leitura dos movimentos errantes do personagem Manuel, de origem argentina, pelo Rio de Janeiro em Todos os pecados do mundo: romance carioca. Tomo por fundamentos os conceitos de “estrangeiro” de Néstor Canclini (2016) e de Julia Kristeva (1994) para analisar a identidade desterritorializada do protagonista da trama. A estraneidade de Manuel, compreendida basicamente através de seu modo de andar e também de sua peculiar tentativa de enraizamento na cidade, permite concluir que o mesmo habita um entre-lugar entre culturas que conforma a representação simbólica do despertencimento. Aludo também ao caráter do fora presente no trânsito constitutivo do romance, enquanto ficção, com as formas autoficcionais ou alterficionais, conforme propõe Evandro Nascimento (2017) e ainda entre o estatuto da ficção e do testemunho do mundo, conforme o entendimento de Julián Fuks (2017).

Biografia do Autor

Luciana Paiva Coronel, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutora junto à Università degli Studi di Genova (Itália), com a supervisão de Roberto Francavilla (bolsista CAPES). É professora da área de Literatura Brasileira e do Programa de História da Literatura da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência nas áreas de História e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, literatura de periferia, vozes marginais, escritos do cárcere.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

CORONEL, L. P. EM PASSO DE TANGO NO CALOR CARIOCA: ERRÂNCIA E DESPERTENCIMENTO EM TODOS OS PECADOS DO MUNDO, DE NORBERTO PRESTA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 12, n. Publicação contínua, 2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/22185. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Crítica e literatura de fora: trânsitos e refúgios