QUANDO PATRÍCIA LINO RECICLA ANA HATHERLY: A NÃO ORIGINALIDADE PARÓDICA EM VARIAÇÕES SOBRE A SAUDADE (2021)

Autores

Resumo

O presente artigo pretende analisar a "Variação XVIII, Ana", publicada na antologia Variações sobre a Saudade (2023), de Patrícia Lino, a partir de, principalmente, as perspectivas de literatura não original e de paródia propostas, respectivamente, por Marjorie Perloff (2013) e Linda Hutcheon (1985). Dessa forma, entende-se que a "Variação XVIII, Ana", ao variar o poema "O Terceiro Corvo", de Ana Hatherly, faz uma paródia não original desta produção, visto que Lino, ainda que reconheça o legado da PO.EX e dele se aproprie, corrige-o moralmente, intervindo no poema.

Biografia do Autor

Rita Lenira de Freitas Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Graduação e Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

MAYER, B. R.; LENIRA DE FREITAS BITTENCOURT , R. . QUANDO PATRÍCIA LINO RECICLA ANA HATHERLY: A NÃO ORIGINALIDADE PARÓDICA EM VARIAÇÕES SOBRE A SAUDADE (2021). Muitas Vozes, [S. l.], v. 12, n. Publicação contínua, 2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/22201. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Crítica e literatura de fora: trânsitos e refúgios