Dois exemplos de leituras escolares: a configuração de diferentes letramentos
Palavras-chave:
LEITURA. LETRAMENTOS. LETRAMENTO LITERÁRIO.Resumo
Este artigo tem por foco a análise de uma atividade de letramento literário proposta durante o 2º semestre de 2012 junto a cinco turmas do primeiro período do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior privada brasileira. Esta, por sua vez, deu-se através de um júri simulado do romance Natália, publicado em 2010 pelo romancista português Helder Macedo. Dentre os objetivos centrais propostos e alcançados nos trabalhos, destacam-se: i) romper com o modelo autônomo (STREET, 1984), permitindo às classes a retomada do agenciamento da atividade de leitura; ii) suscitar leitores autorizados a incitar a construção de suas histórias a partir da leitura de uma obra literária, em consonância com a proposição de “letramentoS” de Rojo (2009). Isso porque o que as classes experenciaram com Natália no banco dos réus foi o abandono da leitura artificial escolar, com vistas apenas à preparação para um exame de acesso ao ensino superior, assumindo em cada passo do processo da lide jurídica uma postura de desenvolvimento de uma leitura crítica, conforme preconizam teóricos como Abreu (2006), Aguiar (2000), Certeau (1984), dentre outros neste paper tratados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.