TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho pretende abordar a importância do uso do texto literário em uma turma de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense como veículo de (re)leitura de sentidos sobre práticas instituídas de formação do professor e processos envolvidos nas relações do ensinar e do aprender. Para isso será realizado uma análise do relato de alunos oriundos de diversos cursos a partir da leitura e discussão do conto “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe. A possibilidade de estabelecer relações entre a temática do conto e as experiências do contexto escolar viabiliza um canal de expressão capaz de afetar o leitor emocional e cognitivamente, oferecendo novas oportunidades de análise de tais experiências. Aqui o potencial simbólico de contos e crônicas da literatura universal será compreendido na perspectiva de Walter Benjamin sobre a narrativa e a leitura compreendida como uma experiência subjetiva e estética nomeada pelo jovem Vygotsky de crítica de leitor.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.