TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401

Conteúdo do artigo principal

Eda Maria de Oliveira Henriques

Resumo

O presente trabalho pretende abordar a importância do uso do texto literário em uma turma de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense como veículo de (re)leitura de sentidos sobre práticas instituídas de formação do professor e processos envolvidos nas relações do ensinar e do aprender. Para isso será realizado uma análise do relato de alunos oriundos de diversos cursos a partir da leitura e discussão do conto “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe. A possibilidade de estabelecer relações entre a temática do conto e as experiências do contexto escolar viabiliza um canal de expressão capaz de afetar o leitor emocional e cognitivamente, oferecendo novas oportunidades de análise de tais experiências. Aqui o potencial simbólico de contos e crônicas da literatura universal será compreendido na perspectiva de Walter Benjamin sobre a narrativa e a leitura compreendida como uma experiência subjetiva e estética nomeada pelo jovem Vygotsky de crítica de leitor.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
326
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202642
|

Detalhes do artigo

Como Citar
HENRIQUES, E. M. de O. TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 389–401, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1517. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Eda Maria de Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, departamento de Fundamentos pedagógicos, àrea Educação, disciplina Psicologia da Educação. Atualmente prestando colaboração técnica ( interinstitucional) na Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teorias e Fundamentos, atuando na graduação e pós-graduação.