Parceria público-privada: um estudo sobre aquisição e investimento em material apostilado para a Educação Infantil da rede pública municipal de ensino – Irati/PR
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a parceria público-privada entre a Prefeitura Municipal de Irati – PR e a Editora OPET/SEFE, na aquisição de apostilas para a rede pública de ensino do referido município. Como referencial teórico e metodológico para descrição e análise dos dados, o ciclo de políticas foi utilizado. Com o propósito de entender como ocorreu o processo de parceria, foram utilizadas entrevistas com a Secretária Municipal de Educação que atuava na época (2001-2004) da contratação das apostilas (2001). Também, com a Secretária Municipal que atuou no processo de transição da Educação Infantil, em sua perspectiva assistencialista, para a gestão da Secretaria Municipal de Educação, na perspectiva educacional (2005-2009). Ainda, em consulta ao setor administrativo da Prefeitura Municipal, foi possível realizar um levantamento parcial do montante investido pelo município nos dezoito anos da parceria. A conclusão da pesquisa permitiu verificar a urgência das políticas públicas do município discutirem o currículo para a infância com embasamento teórico sólido e pertinente, para que o trabalho pedagógico com os pequenos seja adequado, colocando como premissa primeira o respeito à infância e suas particularidades.
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