PROJETO AMIGOS DA ESCOLA: UMA COMPLEXA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.011032

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Adolfo Ignácio Calderón

Resumo

Este artigo objetiva compreender o processo
de desenho, implantação e operacionalização do Projeto
Amigos da Escola – Todos pela Educação, criado pela
maior emissora de televisão brasileira, a Rede Globo de
Televisão, que há dez anos (1999-2009) transmite em
nível nacional propagandas televisivas direcionadas ao
estímulo da atuação do voluntariado na escola. A partir
da análise de conteúdo de documentos, artigos e pesquisas
acadêmicas e de entrevistas com importantes atores
participantes do projeto, o autor objetiva identificar as
fragilidades existentes no seu desenho, operacionalização
e execução em tela, bem como compreender as
interfaces que se estabelecem entre os diversos atores
que interagem neste tipo de projeto. O estudo da forma
de estruturação processual deste tipo de iniciativa
privada ganha relevância diante da predominância das
parcerias público-privadas, enquanto técnica gerencial
predominante nas ações governamentais nas três esferas
de governo – municipal, estadual e federal.

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CALDERÓN, A. I. PROJETO AMIGOS DA ESCOLA: UMA COMPLEXA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.011032. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 11–32, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.011032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1560. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo