Revista Pauta Geral recebe trabalhos para dossiê “Jornalismo e Estudos Feministas”

2019-06-26

Nos últimos anos, desenvolveram-se de maneira mais expressiva estudos que mesclam os aportes teóricos do Jornalismo com os Estudos Feministas. Essas novas abordagens resultaram na emergência de grupos de pesquisa específicos, além da reformulação de eventos tradicionais da área. Exemplo disso é a criação do Grupo de Pesquisa de Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros no congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) de 2018. No âmbito internacional, esses estudos também ganharam força, como ilustra a abertura de um Grupo de Interesse sobre Comunicação, Gênero e Diversidade Sexual, no XVI Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (Alaic), também em 2018.

 

Reconhecendo a importância dessas abordagens, a Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo convida pesquisadores a publicar no dossiê “Jornalismo e Estudos Feministas: perspectivas de transformação do campo”. A iniciativa também é uma forma de dar continuidade às atividades acadêmicas do 6º Colóquio Mulher e Sociedade, promovido pelo grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O dossiê contempla artigos que discutam a contribuição dos Estudos Feministas para o aprimoramento da prática, da pesquisa e do ensino do jornalismo. Estudos nacionais e estrangeiros demonstram de maneira contundente o poder da comunicação na construção e perpetuação de assimetrias sociais. Assim, nosso interesse volta-se para propostas de enfrentamento e subversão dessas práticas.

 

A Pauta Geral recebe produções inéditas de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos podem submeter trabalhos em co-autoria com doutores. No presente dossiê, os artigos submetidos devem se ater aos seguintes tópicos:

 

a) jornalismo com perspectiva de gênero;

b) ensino do jornalismo e questões de gênero;

c) balanço de produções acadêmicas envolvendo Jornalismo e Estudos Feministas;

d) discussões teórico-metodológicas sobre Jornalismo e Estudos Feministas.

 

O dossiê será publicado em dezembro de 2019. Para isso, os trabalhos devem ser submetidos até o dia 15 de outubro, às 23h59, pelo sistema do periódico [http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta/about/submissions#onlineSubmissions].

 

Organizadores do dossiê:

Dra. Dione Moura (UnB)

Dra. Marcia Veiga (Unisinos)

Dr. Muriel Amaral (UEPG)