As lições de Perseu Abramo sobre a manipulação na imprensa

Autores

  • Tânia Regina de Faveri Giusti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samuel Pantoja Lima UFSC

Palavras-chave:

Jornalismo, Manipulação, Poder

Resumo

Este trabalho tem como objetivo ressaltar a aplicabilidade e a contribuição da obra de Perseu Abramo para a Teoria do Jornalismo. O texto apresenta conceitos e quatro práticas de manipulação observadas, identificadas e classificadas pelo autor. Foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica. Mais de 20 anos após o lançamento da obra, os estudos realizados pelo professor permanecem atuais, fornecendo um instrumental precioso para a compreensão e crítica do fazer jornalístico brasileiro, principalmente em tempos de ruptura democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina de Faveri Giusti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do programa de pós-graduação em jornalismo da UFSC.  Jornalista graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Satc, de Criciúma.

Samuel Pantoja Lima, UFSC

Docente e pesquisador do curso de Jornalismo da UFSC. Atualmente participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPS-JOR)”.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

de Faveri Giusti, T. R., & Pantoja Lima, S. (2018). As lições de Perseu Abramo sobre a manipulação na imprensa. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 58–74. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12289

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade