As lições de Perseu Abramo sobre a manipulação na imprensa

Autores

  • Tânia Regina de Faveri Giusti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samuel Pantoja Lima UFSC

Palavras-chave:

Jornalismo, Manipulação, Poder

Resumo

Este trabalho tem como objetivo ressaltar a aplicabilidade e a contribuição da obra de Perseu Abramo para a Teoria do Jornalismo. O texto apresenta conceitos e quatro práticas de manipulação observadas, identificadas e classificadas pelo autor. Foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica. Mais de 20 anos após o lançamento da obra, os estudos realizados pelo professor permanecem atuais, fornecendo um instrumental precioso para a compreensão e crítica do fazer jornalístico brasileiro, principalmente em tempos de ruptura democrática.

Biografia do Autor

Tânia Regina de Faveri Giusti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do programa de pós-graduação em jornalismo da UFSC.  Jornalista graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Satc, de Criciúma.

Samuel Pantoja Lima, UFSC

Docente e pesquisador do curso de Jornalismo da UFSC. Atualmente participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPS-JOR)”.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

de Faveri Giusti, T. R., & Pantoja Lima, S. (2018). As lições de Perseu Abramo sobre a manipulação na imprensa. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 58–74. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12289

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade