A mulher no jornalismo brasileiro: o mundo do trabalho delas no mais antigo e no mais vendido jornal do país

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Autores

  • Ana Paula Bandeira

Resumo

O presente trabalho analisa os contextos do aumento da população feminina no jornalismo a partir das percepções de mulheres e homens jornalistas que atuam no mais antigo impresso brasileiro, o Diário de Pernambuco, e o jornal com maior circulação no país (IVC 2018), o Super Notícia, de Minas Gerais. A partir, sobretudo, dos anos 1970, as mulheres trabalham cada vez mais nas redações de jornais brasileiros. Por meio da pergunta “Em que medida a maior presença delas altera as rotinas diárias das redações?”, nos questionamos sobre o fato de essas mulheres estarem ou não rompendo com a cultura masculina existente no jornalismo. Para tal, analisamos entrevistas individuais direcionadas a jornalistas de ambos os sexos dos dois veículos.


Palavras-chave: Mulher no jornalismo. Jornalistas brasileiras. Mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Ana Paula Bandeira

Graduação em Jornalismo – Univali. Mestrado em Jornalismo – UFSC. Doutorado em Comunicação - UFPE.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

Bandeira, A. P. (2019). A mulher no jornalismo brasileiro: o mundo do trabalho delas no mais antigo e no mais vendido jornal do país: . Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 140–152. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14714

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade