Saberes Plurais para o Jornalismo: crítica de gênero e contribuições femininas nas Teorias do Jornalismo
Resumo
Passados cerca de 50 anos de reflexões críticas sobre o jornalismo no Brasil a partir do primeiro estudo de pós-graduação no campo, deparamo-nos com significativas tentativas de compreender as contribuições e as abordagens dos pesquisadores de jornalismo para uma Teoria do Jornalismo. Neste artigo, averiguamos como o conhecimento e as pesquisas de mulheres são apresentados nas bibliografias dos cursos de jornalismo no País. Em um momento de discussões sobre o ensinoaprendizado como experiência de inclusão, interessa-nos provocar perturbações sobre as implicações de ensinar jornalismo a partir de um pensamento majoritariamente masculino, o qual é construído como cânone e como experiência universal. Para tanto, fizemos um levantamento de programas de disciplinas de teorias do Jornalismo em 27 cursos de graduação, um de cada unidade da federação. O resultado revelou uma desigualdade epistemológica em virtude das relações de gênero na produção de conhecimento sobre o jornalismo.