O Show do Eu no RNTV 1
quando o telespectador é e produz notícia na televisão
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.20069Resumo
O artigo analisa as mudanças estéticas no telejornal RNTV 1ª Edição, da INTERTV - RN, afiliada da Rede Globo em Natal (RN), a partir da inclusão de uma pauta de infotenimento, imagens amadoras e de espaço para o telespectador. Para análise televisual, o recorte são duas edições do informativo. Utilizou-se a abordagem de Andrade (2018) a respeito do uso de imagens apócrifas no jornalismo e de Sibilia (2008) sobre a inserção do indivíduo como protagonista, em Sodré (1975) sobre o ambiente festivo do telejornal e Dejavite (2014) sobre infotenimento. Considerou-se que a estratégia, além de dotar o telejornal de um tom mais popular, sinaliza para novas estruturas do fazer jornalístico, um simulacro de auditório online para permitir uma participação do telespectador na pauta e na produção do noticiário