Apontamentos acerca da cobertura jornalística sobre políticas públicas de segurança no Brasil

Autores

  • Maíra Cabral Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael da Silva Paes Henriques Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.21054

Resumo

Este artigo propõe a realização de um mapeamento dos estudos acadêmicos desenvolvidos no Brasil acerca da cobertura jornalística das políticas de Segurança Pública. Entende-se que o jornalismo deve estar a serviço do interesse público, sendo um espaço fundamental para o debate de políticas de segurança, tendo em vista que a preocupação com o tema é compartilhada por todos os cidadãos, ainda que a partir de diferentes percepções. A revisão bibliográfica indica que a imprensa, ao se aprofundar pouco nos temas, priorizando a reprodução do discurso estatal e negligenciando a pluralidade de vozes, não mostra a complexidade e o papel de políticas públicas bem estruturadas na área, focando sua cobertura nas estratégias de repressão policial.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Paes Henriques, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2003), graduação em Filosofia pela Ufes (2012), mestrado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, em Portugal (2008), doutorado em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2012) e Pós-Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2019). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do jornalismo, conhecimento, objetividade.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Cabral, M., & da Silva Paes Henriques, R. . (2022). Apontamentos acerca da cobertura jornalística sobre políticas públicas de segurança no Brasil. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 9(1). https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.21054