“Conta a mãe”, “explica a irmã”, “disse o pai”

a fala Down negada no jornalismo

Autores

  • Felipe Collar Berni Universidade do Vale do Rio dos Sinos https://orcid.org/0000-0002-6863-8698
  • Alberto Efendy Maldonado Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.21442

Resumo

O texto intenciona compreender traços que o jornalismo se vale para retratar pessoas com síndrome de Down em seus produtos. Como aportes teórico-metodológicos, são mobilizados o modelo biopsicossocial da deficiência; o capacitismo; a cidadania comunicativa e os sujeitos em inter-relação com os meios; o direito humano à comunicação; o jornalismo deficiente; e o pensamento transmetodológico. Enquanto materiais de referência, recorre-se a reportagens digitais publicadas pelo El País Brasil, tendo esses(as) sujeitos(as) como protagonistas da narrativa. Com esse movimento, vislumbra-se, também, alargar e complexificar nuances envolvendo a construção e exercício da cidadania comunicativa Down a partir da representação e visibilidade midiática. Os achados tensionam para o silenciamento das pessoas com síndrome de Down em detrimento de porta-vozes e para reprodução do discurso capacitista.

Biografia do Autor

Felipe Collar Berni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCC/Unisinos). Bolsista com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professor substituto do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Integra o Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM (Unisinos/CNPq) e a Rede AMLAT. 

Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É pós-doutor pela Universidade de Barcelona (2004-2005).  Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCC/Unisinos). É titular da Cátedra Armand Mattelart do CIESPAL; coordenador geral para América Latina da Rede AMLAT; e Coordenador Adjunto do GP-PROCESSOCOM-CNPq. Investigador Prometeu/SENESCYT e CNPQ/Produtividade. Autor de investigações e obras de referência de caráter epistemológico, teórico e metodológico na América Latina.

Downloads

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Collar Berni, F., & Efendy Maldonado Gomez de la Torre, A. (2023). “Conta a mãe”, “explica a irmã”, “disse o pai”: a fala Down negada no jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 9(2). https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.21442