Regulação da mídia no Brasil

cenário atual e comparações com países de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.22757

Palavras-chave:

Regulação da Mídia, Análise Documental, Experiência de Regulação de Mídia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar a regulação da mídia e da internet no contexto brasileiro, considerando a falta de órgãos reguladores no Brasil e a ausência de leis mais específicas sobre o tema em comparação a outros países. Enquanto a regulação da mídia já é uma realidade em diversos lugares, inclusive em países europeus, latino-americanos e africanos, o cenário brasileiro ainda trata a questão de forma preliminar. Para tal investigação, tomamos como metodologia a Análise Documental (Fonseca, 2002; Gil, 2008), que consiste na análise de documentos relacionados ao assunto em questão. Os resultados preliminares apontam para a ausência de uma regulação da mídia no contexto brasileiro que é justificada pela ação dos oligopólios midiáticos, mas apresentam outras experiências de regulação em países de língua portuguesa como possibilidades para se pensar o tema.

Biografia do Autor

Gustavo Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Comunicação e Jornalista

Referências

BRAZ, R. G. V. Estado e Comunicação: uma análise dos modos de regulação da radiodifusão no Brasil e na Venezuela. Dissertação (mestrado). Brasília: UnB, 2010.

DANTAS, M. Desafios para o atual governo na área de comunicação. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. DOI: 10.29397/reciis.v9i1.919.

ERC. A ERC - Quem somos. Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2024. Disponível em: https://www.erc.pt/pt/a-erc/quem-somos-/. Acesso em: 27 jun. 2024.

ERCA. Sobre a ERCA. Entidade Reguladora para a Comunicação Social Angolana, 2024. Disponível em: https://erca.co.ao/sobre-a-erca/. Acesso em: 27 jun. 2024.

FARIA, A. M. T.; RODRIGUES, T. C. M.; ORMAY, L. S. Sociedade civil e regulação da mídia: estudo de caso sobre o PL da mídia democrática. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v. 19, n. 2, maio/ago. 2016.

FIDALGO, J. O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2009.

FONSECA, F. Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 6. Brasília, jul - dez, 2011, p. 41-69. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522011000200003

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FORNAZARI, F. K. Instituições do Estado e políticas de regulação e incentivo ao cinema no Brasil: o caso Ancine e Ancinav. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 4, 2006. p. 647-677.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GUARESCHI, P.; BIZ, O. Mídia e Democracia. Porto Alegre: Evangraf, 2005.

JAMBEIRO, O. A regulação da TV no Brasil: 75 anos depois, o que temos?. Estudos de Sociologia, v. 13 , n. 24, 2008. p. 85-104.

JAMBEIRO, O. A TV do Brasil no século XX. 1ª ed. Salvador: EDUFBA, 2001. 206 p.

LIVINGSTONE, S.; LUNT, P. Media Regulation. Sage Publications Ltd., 2011. 232 p.

LOPES, C. A. Reflexões sobre a regulação da radiodifusão no Brasil – em busca da Lei Geral de Comunicação Eletrônica em Massa. Brasília: Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2005.

MARINONI, B. Concentração dos meios de comunicação de massa e o desafio da democratização da mídia no Brasil. Intervozes/Friedrich-Ebert-Stiftung (FES). Análise nº 13/2015, nov. 2015. p. 1-27.

MORENO, J. C. A Regulação da Comunicação Social em Cabo Verde na Era Digital. Orientador: Tiago Lapa. 2015. 80 p. Dissertação. Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no Instituto Universitário de Lisboa, 2015.

PAGANOTTI, I. Redemocratização e reposicionamento de instâncias reguladoras da comunicação: disputas pelo controle da mídia no Brasil. Comunicação & Sociedade, v. 40, n. 1, 2018. p. 33-58.

PAULINO, F. O. “Comunicação e Responsabilidade Social: modelos, propostas e perspectivas”. In: RAMOS, M. C.; SANTOS, S. (Orgs.). “Políticas de comunicação: Buscas Teóricas e Práticas”. São Paulo: Paulus, 2007.

PINTO, M.; PEREIRA, S.; PEREIRA, L.; FERREIRA, T. D. Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), 1ª ed., 2011.

RABOY, M. Mídia e democratização na sociedade da informação. In: MARQUES DE MELO, J; SARTHER, L. Direitos à comunicação na sociedade da informação. São Bernardo do Campo: Unesp, 2005.

RIOS, E. R.; CARDOSO, E. R.; PONTES, F. A.; ROBERTO, J.; GARCIA, R. W. S. Oligopólio das comunicações no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Estratégica e Política Pública. Universidade de Campinas, 2015.

ROMÃO, J. E. E. A Nova Classificação Indicativa no Brasil: construção democrática de um modelo. In: CHAGAS, C. M. F.; ROMÃO, J. E. E.; LEAL, S. (Orgs.). Classificação indicativa no Brasil: desafios e perspectivas. Brasília: Secretaria Nacional de Justiça, 2006.

SEMEDO, Z. E. S. X. Os Processos de Produção do Telejornal Estudo de Caso: Jornal da Noite da Televisão de Cabo Verde. Orientadora: Iluska Maria da Silva Coutinho. 2011. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social da UFJF, 2011.

SODRÉ, M. Mídia, ideologia e financeirização. Oficina do Historiador, 8(1), 2015. p. 135-157. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3748.2015.1.18591

SOUSA, H.; PINTO, M.; LOPES, F.; FIDALGO, W.; JEDRZEJEWSKI, S.; SILVA, E. C.; DUARTE MELO, A.; LAMEIRAS, M.. A Regulação dos Media na Europa dos 27. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho: Braga, 2012.

TEIGTEN-COLLY, C. Les autorités administratives indépendantes: histoire d'une institution. In: ALBERT, C.; TIMSIT, G. (Org.). Les autorités administratives indépendantes. [s. l.]: PUF, 1988.

VAN CUILENBERG, J. ‘On Competition, Access and Diversity in Media, Old and New: Some Remarks for Communications Policy in the Information Age. New Media & Society. v. 1. nº 2, 1999. p. 183-207.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Pereira, G. T. de F. (2024). Regulação da mídia no Brasil: cenário atual e comparações com países de língua portuguesa. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 11(1), 282–303. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.22757