A construção de uma epistemologia afrocentrada e as contribuições aos estudos em jornalismo

o percurso de Dione Oliveira Moura, jornalista negra relatora de projeto pioneiro de ações afirmativas da UnB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.22865

Palavras-chave:

Jornalismo, Interseccionalidades, Trajetória Profissional

Resumo

Uma carreira de pesquisadora, professora e atuante junto às demandas sociais, étnico-raciais e científicas ao longo de mais de três décadas. Dione Oliveira Moura, docente na Universidade de Brasília desde 1995, tem atuação reconhecida no ensino, na pesquisa e na extensão em Jornalismo, além de colaborar com entidades científicas do país. Em seu pioneirismo, destaca-se a participação como relatora da comissão que instituiu o sistema de cotas da UnB em 2003. A pesquisadora constrói sua trajetória na proposição de centralizar no campo científico os estudos periféricos à lógica mainstream, colocando a perspectiva de interseccionalidades nas interlocuções dos estudos em Jornalismo. Em entrevista, Dione Moura expõe as inquietações que orientaram a sua trajetória e defende o desafio da pesquisa comprometida com o enfrentamento de múltiplas opressões.

Biografia do Autor

Paula Melani Rocha, UEPG

Professora da UEPG, pesquisadora do Labjor/UNICAMP. Pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa. Doutora e mestre em Sociologia pela UFSCAR. Graduada em Jornalismo pela Casper Líbero e em Ciências Sociais pela USP.

Referências

MOURA, D. O.; COSTA, H. M. R. da. Mulheres jornalistas e o “teto de vidro gênero/raça/classe” a tensionar a carreira das jornalistas negras brasileiras. In: AGUIAR, Leonel; SILVA, M. P.; MARTINEZ, M. (org.). Desigualdades, Relações de Gênero e Estudos de Jornalismo. São Paulo, SP: Life Editora, 2018. p. 193-207.

MOURA, D. O.; SANTOS, D. S. Vá no seu tempo e vá até o final: mulheres negras cotistas no marco dos 60 anos da UnB. Brasília: Editora UnB, 2022. Disponível em: https://bit.ly/4axdagw. Acesso: 20 dez. 2023.

MOURA, D. O. 20 anos de SBPJor e 20 anos de cotas UnB: uma trajetória afrocentrada em defesa do jornalismo de qualidade e da inclusão. In: BACCIN, A. [et. al.]. Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois. Brasília, DF: SBPJor, 2023. p. 29-37. Disponível em: https://bit.ly/41yR8px. Acesso: 20 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Rocha, P. M., & Woitowicz, K. J. . (2023). A construção de uma epistemologia afrocentrada e as contribuições aos estudos em jornalismo: o percurso de Dione Oliveira Moura, jornalista negra relatora de projeto pioneiro de ações afirmativas da UnB. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 10(2), 144–165. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.22865