Zona da Desenvolvimento Proximal, Aprendizagens Contextuais e Jornalismo
Aproximações e potencialidades para a socialização de conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.24066Palavras-chave:
Jornalismo como forma social de conhecimento., Socialização de conhecimentos e aprendizagens., Análise crítico-reflexiva.Resumo
A aprendizagem é inerente ao ser humano e às interações entre indivíduos, sendo um fundamento para a apreensão e construção de conhecimentos. Neste estudo, assentado em uma base modelar em torno da profissão jornalística, adota-se como pressuposto a visão do jornalismo como uma forma social de produção de conhecimentos (Genro Filho, 2012). Associam-se a ela os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky, 2007) e de Aprendizagens Contextuais (Braga; Calazans, 2001) para, por meio de uma análise crítico-reflexiva, serem projetadas as funções cognitivas e de aprendizagem quanto à apropriação de conhecimentos em contextos mediáticos, com ênfase nos de perfil jornalístico. Observa-se que o jornalismo, assim como a educação formal, atua como agência socializadora de conhecimentos com latente potencial de aprendizado.
Referências
BAKIR, V.; McSTAY, A. Fake News and The Economy of Emotions. Digital Journalism, 6 (2), p. 154-175, 2017.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRAGA, J. L. Aprendizagem versus educação na sociedade mediatizada. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2001. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/aprendizagem-versus-educacao-na-sociedade-mediatizada?lang=pt-br. Acesso em: 04 out. 2024.
BRAGA, J. L.; CALAZANS, M. R. Z. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.
CERQUEIRA, L. A função pedagógica no telejornalismo: e os saberes de Paulo Freire na prática jornalística. Florianópolis: Insular, 2018.
DONSBACH, W. Journalism as the new knowledge profession and consequences for journalism education. Journalism, 15 (6), p. 661-677, 2014.
DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vygotsky. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
EMPINOTTI, M.; PAULINO, R. C. Aproximações entre jornalismo e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, 23 (1), p. 53-64, 2018.
ERICSON, R.; BARANEK, P.; CHAN, J. Visualising deviance: a study of organization news. Toronto: University of Toronto Press, 1987.
FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre Educação – diálogos. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GAGLIONI, C. O aumento do desinteresse no noticiário no Brasil. Nexo Jornal, 15 jun. 2022. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/06/15/o-aumento-do-desinteresse-no-noticiario-no-brasil. Acesso em 15 out. 2024.
GENRO FILHO, A. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.
GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido: fundamento da ciência dos jornais. Petrópolis: Vozes, 2011.
JOHN-STEINER, V.; SOUBERMAN, E. Posfácio. In: Vygotsky, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 149-168.
KAPLÚN, M. Procesos educativos e canales de comunicación. Chasqui, v. ?, n. 64, p. 4-8, 1998.
KRONBAUER, J. A socialização de conhecimentos pelo jornalismo: afinidades e diferenças com as práticas pedagógicas do ensino formal. Tese (Programa de Pós-graduação em Jornalismo). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2021.
KRONBAUER, J. Especificidades da socialização de conhecimentos por meio do jornalismo: uma análise comparativa com as práticas pedagógicas do ensino formal. Âncora – Revista latino-americana de jornalismo, João Pessoa, 10 (1), p. 104-125, 2023.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.
LISBOA, S.; BENETTI, M. O jornalismo como crença verdadeira e justificada. Brazilian Journalism Research, v. 11, n. 2. p. 10-27, 2015. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/664/666. Acesso em: 15 out. 2024.
MCQUAIL, D. Atuação de mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso, 2012.
MEDINA, C. Profissão Jornalista: responsabilidade social. São Paulo: Forense Universitária, 1982.
MEDITSCH, E. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1992.
MEDITSCH, E. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis. Insular, Ed. da UFSC, 2007.
NEWMAN, N.; FLETCHER, R.; EDDY, K.; ROBERTSON, C. T.; NIELSEN, R. K. Digital News Report. Reuters Institute for the Study of Journalism. London, 2023.
PARK, R. E A notícia como forma de conhecimento: um capítulo dentro da sociologia do conhecimento. In: MAROCCO, B.; BERGER, C. (orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, p. 51-70, 2008.
SANTOS, J. K.; LIMA, S. P. Entre teoria, prática e ensino, a busca de Eduardo Meditsch pela afirmação de um campo. Pauta Geral: estudos em jornalismo, Ponta Grossa, 5 (2), p. 164-180, 2018.
SCHLESINGER, P. Os jornalistas e a sua máquina do tempo. In: Traquina, N. (org.), Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’. Florianópolis: Insular, p. 247-263, 2016.
SOLOSKI, J. O jornalista e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: Traquina, N. (org.), Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’. Florianópolis: Insular, p. 133-145, 2016.
SPONHOLZ, L. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.
TAMBOSI, Orlando. Informação e conhecimento no jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 31-38, jan. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2139/1851. Acesso em: 10 out. 2024.
VAN DIJK, T. A. Notícias e conhecimento. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 13-29, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2138/1850. Acesso em 10 out. 2024.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.