Zona da Desenvolvimento Proximal, Aprendizagens Contextuais e Jornalismo

Aproximações e potencialidades para a socialização de conhecimentos

Autores

  • Janaíne Kronbauer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPGJOR https://orcid.org/0000-0001-6024-4128

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.24066

Palavras-chave:

Jornalismo como forma social de conhecimento., Socialização de conhecimentos e aprendizagens., Análise crítico-reflexiva.

Resumo

A aprendizagem é inerente ao ser humano e às interações entre indivíduos, sendo um fundamento para a apreensão e construção de conhecimentos. Neste estudo, assentado em uma base modelar em torno da profissão jornalística, adota-se como pressuposto a visão do jornalismo como uma forma social de produção de conhecimentos (Genro Filho, 2012). Associam-se a ela os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky, 2007) e de Aprendizagens Contextuais (Braga; Calazans, 2001) para, por meio de uma análise crítico-reflexiva, serem projetadas as funções cognitivas e de aprendizagem quanto à apropriação de conhecimentos em contextos mediáticos, com ênfase nos de perfil jornalístico. Observa-se que o jornalismo, assim como a educação formal, atua como agência socializadora de conhecimentos com latente potencial de aprendizado.

Biografia do Autor

Janaíne Kronbauer , Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPGJOR

Doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: ksjanaine@gmail.com

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Kronbauer dos Santos, J. . (2024). Zona da Desenvolvimento Proximal, Aprendizagens Contextuais e Jornalismo: Aproximações e potencialidades para a socialização de conhecimentos. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 11(2), 61–76. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.24066