O lugar formativo do jornalismo pós-pandemia de covid-19
a voz de jornalistas especialistas, a universidade e suas possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.24689Palavras-chave:
Formação em jornalismo, Jornalista, Jornalismo especializadoResumo
O trabalho propõe uma discussão sobre o papel formativo em jornalismo no Brasil no que tange à especialização em ciência e, mais especificamente, em saúde, tendo como inquietação principal o marco paradigmático constituído pela pandemia e (des)infodemia de covid-19. Para isso, baseia-se em revisão bibliográfica, entrevistas com jornalistas especializados em ciência, saúde e ambiente, além de considerar a Universidade como um pilar de possibilidades que garantem o espaço necessário para que haja uma maior especialização na formação do futuro jornalista. Dessa forma, conclui-se que valorizar as especificidades do empírico tensionam critérios universais do jornalismo, favorecendo uma interdisciplinaridade bem-vinda para uma informação mais qualificada, podendo firmar o jornalista como um especialista/perito de um determinado conhecimento.
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