Antonio Rocha Filho e as transformações na rotina do jornalista brasileiro

Autores

  • Patrícia Rangel ECA/USP - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP https://orcid.org/0009-0004-2784-7284
  • Luciano Victor Barros Maluly ECA/USP - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
  • Antônio Moraes de Paiva ECA/USP - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0009-0004-8174-9394
  • Andrei Gobbo ECA/USP - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0009-0003-0501-3417

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25026

Palavras-chave:

Antonio Rocha Filho. Inteligência Artificial no Jornalismo. Rotinas jornalísticas.

Resumo

Antonio Rocha Filho é jornalista, consultor em comunicação, pesquisador e professor universitário. Em 40 anos de carreira, destacou-se por sua atuação como repórter e editor nos principais meios de comunicação do Brasil, em particular no Grupo Folha. Nesta entrevista, ele detalha as transformações nas rotinas de trabalho dos periódicos e, consequentemente, dos jornalistas. Com um olhar sobre a passagem do meio analógico para o digital, aborda as mudanças nas formas de produção da notícia, inclusive com o uso da Inteligência Artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Rangel, ECA/USP - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP

Patrícia Rangel atualmente participa do Programa de Pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes da USP - Universidade de São Paulo. É doutora em Processos Comunicacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo - PósCom (2015) e Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero (2007), com a dissertação - O Futebol Midiático: Uma reflexão crítica sobre o jornalismo esportivo nos meios eletrônicos. Possui graduação em Publicidade e Propaganda e também em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Foi Coordenadora do Curso de Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas das Faculdades Integradas Rio Branco durante 12 anos, na qual também coordenou o curso de Pós Graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. É professora da ESPM-SP - Escola Superior de Propaganda e Marketing, ministrando as disciplinas de radiojornalismo, podcast e streaming esportivo. Atua como professora responsável pelo projeto Universidade no Ar, parceria do curso de Jornalismo da ESPM com a Rádio CBN. 

Luciano Victor Barros Maluly, ECA/USP - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Doutorado em Ciências da Comunicação (2002) e Livre-Docência (2016), ambos pela Universidade de São Paulo, além de Pós-Doutorado na Universidade do Minho, em Portugal (2011). Atua como professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiojornalismo e jornalismo esportivo. 

Antônio Moraes de Paiva, ECA/USP - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Esporte. Atualmente é Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo na disciplina "Diálogos Radiojornalísticos", ministrada pelos professores Luciano Victor Barros Maluly e Patricia Rangel Rodrigues.

Andrei Gobbo, ECA/USP - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED-UFU), teve como enfoque em sua pesquisa para monografia "AFETOS DO FUTEBOL NA NARRAÇÃO RADIOFÔNICA: análise sobre a dimensão comunicacional do afeto na transmissão do jogo Oeste x São Bento" o aspecto da pesquisa sobre a dimensão comunicacional do afeto e sobre o jornalismo esportivo. Apresentou tal monografia em formato de artigo artigo no IJ01 Jornalismo, do Intercom Júnior XIX - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, evento componente do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Profissionalmente, trabalha com jornalismo de esportes a motor.

Referências

ANTONIO Rocha Filho assume Centro de Jornalismo da ESPM. Portal dos Jornalistas, São Paulo, 9 ago. 2019. Disponível em: https://www.portaldosjornalistas.com.br/antonio-rocha-filho-assume-centro-de-jornalismo-da-espm//. Acesso em: 9 maio 2025.

PORTAL ESPM. Antonio Rocha Filho. ESPM, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.espm.br/professores/antonio-da-rocha-e-silva-filho/. Acesso em: 9 maio 2025.

ROCHA FILHO, Antonio. Um salve aos algoritmos. Portal dos Jornalistas, São Paulo: 3 dez. 2021. Disponível em: https://www.portaldosjornalistas.com.br/um-salve-aos-agoritos/. Acesso em: 9 maio 2025.

ROCHA FILHO, Antonio. Currículo Lattes. Brasília, 2025. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4754201410558804. Acesso em: 9 maio 2025.

ROCHA FILHO, Antonio. Linkedin: perfil. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/antonio-rocha-filho-90349676. Acesso em: 9 maio 2025.

ROCHA FILHO, Antonio. Instagram: perfil. Disponível em: https://www.instagram.com/toninhoarf/. Acesso em: 9 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Rangel, P., Barros Maluly, L. V. ., Moraes de Paiva, A. ., & Gobbo, A. . (2025). Antonio Rocha Filho e as transformações na rotina do jornalista brasileiro. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 12(2), 1–12. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25026