Desafios metodológicos na pesquisa sobre desinformação em jornalismo e política

proposta para monitorar estratégias desinformativas em debates eleitorais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25058

Palavras-chave:

Metodologias da Pesquisa em Jornalismo., Combate à Desinformação, Eleições Municipais 2024

Resumo

Como monitorar um debate eleitoral para verificar o uso de desinformação pelos atores envolvidos na disputa? A questão implica a organização de um dispositivo metodológico capaz de identificar as estratégias de candidaturas que podem lançar mão de desinformação na disputa eleitoral. É com este objetivo que, a partir de uma experiência didática, envolvendo pesquisa, ensino e extensão, o presente texto sistematiza proposta metodológica capaz de identificar a desinformação em debates eleitorais. A proposta surgiu a partir de uma atividade de ensino de pós-graduação e discute alguns dos desafios presentes na formação profissional que envolvem a celeridade informacional que contribui para disseminar desinformações. Para além do conceito de desinformação (Rêgo e Barbosa 2020), o texto considera que a produção de debates configura um espaço híbrido de cobertura jornalística em disputas eleitorais, que assegura o agendamento de políticas públicas em sintonia com as agendas políticas e de mídia (McCombs, 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bronosky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Amanda Cristine Lima Crissi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especialização em Gestão de Mídias Digitais e Planejamento de Comunicação Integrada pela Uninter. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atuou como bolsista técnica no projeto de extensão "Alô Mulheres!" da Universidade Estadual de Ponta Grossa e como bolsista graduanda no projeto "CineJordão" da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Desde 2022, integra o projeto de extensão "Combate à Desinformação nos Campos Gerais", da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participa também de grupos de pesquisa Jornalismo, Política e Cidadania em Tempos de Desinformação; Jornalismo e Gênero; Jornalismo Cultural e Folkcomunicação (Centro Folkcom de Pesquisas).

Sérgio Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Sérgio Gadini realizou um pós-doutorado junto à Universidad Complutense de Madrid (UCM, na Espanha, entre setembro de 2017 e março de 2018), através do Programa Estágio Sênior no Exterior, com financiamento da CAPES, desenvolvendo pesquisa sobre ensino e formação profissional em Jornalismo. Jornalista e professor, Gadini possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1990), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2004) e cursou o Programa Doutorado sanduíche (financiado pela CAPES, em 2002) junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Gadini é professor associado (concursado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde desenvolve ações extensionistas e pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e atores políticos, além de trabalhar com crítica editorial (tendo exercido a função de ombudsman em um diário regional nos Campos Gerais do Paraná, de 2007/2008). O autor, que também participa de movimentos sociais, foi presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg/ANDES-SN, gestão 2006/2008) e, atualmente, integra o grupo gestor da Associação as Entidades Usuárias do Canal Comunitário de Ponta Grossa (TVCOM PG). No campo jornalístico, Gadini presidiu o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ, na gestão 2010/2012) e atua como docente do curso de Jornalismo (graduação) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalhou no curso de pós-graduação (lato sensu) em Mídia, Política e Atores Sociais e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG. Foi o primeiro coordenador do Mestrado em Jornalismo UEPG (2012/2016). Gadini também desenvolveu projetos de pesquisas com apoio do CNPq, além de outras atividades em parcerias com redes de investigação na área de Jornalismo. Em atividade extensionista na UEPG, em 2019/2021, Gadini coordena o projeto Agência de Jornalismo e integra equipe do projeto Cultura Plural.

Manoel Moabis, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (2021) - Bolsista Capes-PROEX, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005-2008) e Mestrado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014-2015). Atualmente trabalha como professor temporário no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa/ PR. Também já trabalhou como professor temporário no curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência profissional na área de jornalismo e interesse de pesquisa nas lógicas de produção do jornalismo e fontes.

Referências

ALVIM, Frederico Franco. O direito eleitoral como elo entre a democracia e a representação política. In: Revista eletrônica EJE n.4, ano 4. Disponível em https://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-4/direito-eleitoral-como-elo-entre-democracia-representacao-politica. Acesso em: 09 dez. 2025

AREDE. “Debate do Grupo aRede terá checagem de dados das candidatas: Alunos da pós-graduação em Jornalismo, da UEPG, estarão à frente da iniciativa”. Ponta Grossa. ARede, 2 de out 2024. Disponível em: https://arede.info/eleicoes-2024/544513/debate-do-grupo-arede-tera-checagem-de-dados-das-candidatas?d=1 Acesso em: 01 fev. 2025.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 06 ago. 2024.

BERGER, Guy.IN: JORNALISMO, FAKE NEWS & DESINFORMAÇÃO Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Série UNESCO sobre Educação em Jornalismo. 1° ed. Editora: Unesco. 2019.

COMBATE à Desinformação nos Campos Gerais. ANÁLISE revela desinformação no debate entre candidatos a prefeito de PG. Grupo de Pesquisa Jornalismo, Política e Cidadania em Tempos de Desinformação, 5 de out 2024. Disponível em https://combateadesinformacao.com.br/analise-revela-desinformacao-no-debate-entre-candidatos-a-prefeito-de-pg/ Acesso em: 01 fev. 2025.

COMBATE à Desinformação nos Campos Gerais. “Debate entre candidatas à Prefeitura revela desinformação em PG”.Grupo de Pesquisa Jornalismo, Política e Cidadania em Tempos de Desinformação, 25 de out 2024. Disponível em: https://combateadesinformacao.com.br/debate-entre-candidatas-a-prefeitura-revela-desinformacao-em-pg/ Acesso em: 01 fev. 2025.

COMBATE à Desinformação nos Campos Gerais. “Estudantes da pós-graduação em Jornalismo fazem checagem de debate eleitoral em PG”.Grupo de Pesquisa Jornalismo, Política e Cidadania em Tempos de Desinformação, 2 de out 2024. Disponível em: https://combateadesinformacao.com.br/estudantes-da-pos-graduacao-em-jornalismo-fazem-checagem-de-debate-eleitoral-em-pg/ Acesso em: 01 fev. 2025.

COMBATE à Desinformação nos Campos Gerais. “Estudantes verificam informações de candidatas durante debate eleitoral ao segundo turno em PG”. Grupo de Pesquisa Jornalismo, Política e Cidadania em Tempos de Desinformação, 24 de out 2024. Disponível em https://combateadesinformacao.com.br/estudantes-verificam-informacoes-de-candidatas-durante-debate-eleitoral-ao-segundo-turno-em-pg/ Acesso em: 01 fev. 2025.

COSTA, Elton. Projeto da UEPG capacita alunos e professores no combate à desinformação.UEPG, Ponta Grossa, 01 abril . 2025. Disponível em: https://www.uepg.br/mentira-dia/. Acesso em: 09 dez. 2025.

CRISSI, A.; GADINI, S.; SANTOS, S. C.; BRONOSKY, M.; MOABIS, M.; GOÉS, J. P.; ONÓRIO, L. PESSOA, P. Um projeto de combate à desinformação como prática extensionista. In: Anais do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (41.: 2023: Ponta Grossa, PR)[recurso eletrônico] / organização Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais – PROEX – Ponta Grossa: UEPG, 2023. 2.654 p. 8 v. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14QHhYulHL7ekvQVqMyP3OWhIWiZJ50d1/view. Acesso em: 27 fev. 2024. (p.139 - 144)

CRISSI, Amanda; PESSÔA NETO, Paulo e GADINI. S. L. “Grupo de Estudos sobre Desinformação integra Ensino, Pesquisa e Extensão no Paraná”. Anais do 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), 24 a 26/04/2024. Goiânia: ABEJ/PUC/GO, 2024. In: Anais do 23º ENEJor 2024. Disponível em: https://repositorio.abejor.org.br/?anal=grupo-de-estudos-sobre-desinformacao-integra-ensino-pesquisa-e-extensao-no-parana. Acesso em: 09 dez. 2025

GADINI, S. L., KLOSIENSKI, Maria V. e MIRANDA, Pedro. Ausência midiática em debates eleitorais no Paraná 2024 contribui com desinformação. Anais do VII Encontro Regional Sul de Ensino de Jornalismo (EreJor Sul). Curitiba: Puc/PR, 22 e 23 de novembro de 2024. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.abejor.org.br/wp-content/uploads/2025/05/AUSENCIA-MIDIATICA-EM-DEBATES-ELEITORAIS-NO-PARANA-2024-CONTRIBUI-COM-DESINFORMACAO.pdf. Acesso em: 09 dez. 2025

KWAK, H.; LEE, C.; PARK, H.; MOON, S. What is Twitter, a social network or a news media?. In: ACM Digital Library. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1772690.1772751. Acesso em: 09 dez. 2025

MCCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda. Petrópolis: Vozes, 2009.

MITRE, Fernando. Debate na veia: nos bastidores da Tevê, a Democracia no centro do jogo. Taubaté: Letra Selvagem/Kotter Editorial, 2023.

OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. OPAS, 2020. https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acesso em: 09 dez. 2025

PROGRAMA DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO. Supremo Tribunal Federal, 2021. Site do programa de combate à desinformação do Supremo Tribunal Federal. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/desinformacao/#:~:text=A%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%B0%20742,que%20toda%20pessoa%20possui%20o Acesso em: 26 fev. 2024.

RÊGO, Ana Regina; BARBOSA, Marialva. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

WARDLE, C.; DERAKSHAN, H. Information disorder: towards an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe Report, 2017. Disponível em: https://edoc.coe.int/en/media/7495-information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-research-and-policy-making.html. Acesso em: 09 dez. 2025

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Bronosky, M. E., Lima Crissi, A. C., Gadini, S. L., & Moabis Pereira dos Anjos, M. . (2025). Desafios metodológicos na pesquisa sobre desinformação em jornalismo e política: proposta para monitorar estratégias desinformativas em debates eleitorais. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 12(2), 1–12. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25058

Edição

Seção

Dossiê (v. 12, n. 2) | Jornalismo e disputas políticas em tempos de desinformação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)