O ethos e o pathos no discurso político de Pablo Marçal no debate televisivo da Rede Globo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25149

Palavras-chave:

Debate televisivo, Discurso político, Análise de Conteúdo, Pablo Marçal, Rede Globo

Resumo

O artigo propõe uma análise de conteúdo (Bardin, 2010) das falas do ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, no debate televisivo da Rede Globo em 03 de outubro de 2024. Na retórica de Aristóteles (2005), as provas de persuasão fornecidas pelo discurso são de três tipos: ethos, pathos e logos. Esta pesquisa se debruça sobre as duas primeiras no que tange à construção da identidade e da credibilidade do candidato assim como da estruturação dos sentimentos e emoções provocados pelas estratégias discursivas do coach. O estudo aborda a interface entre comunicação e política, a televisão como palco de encenações de espetáculos políticos e a apropriação desta na consolidação de novas lideranças populistas no cenário eleitoral do Brasil. Como resultado notou-se que o candidato combinou um conjunto de métodos destinados à manipulação das emoções dos eleitores (pathos), com ataques nefastos não só aos adversários políticos, mas ao sistema eleitoral e à democracia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tais Tellaroli Fenelon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formada em Jornalismo com mestrado e doutorado em Comunicaçõ Social. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS. 

Lucas Souza da Silva, UFMS/Doutorando

Jornalista. Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. 2ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Ed.70, Lisboa: Loyola, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Choses dites. Paris: Minuit, 1987.

BOURDIEU, Pierre. Sobre Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

BRAGA, Daniela. Estratégias de argumentação e construção da imagem pessoal no debate político televisivo. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Coruña, 2004.

BRAGA, Daniela. Prós e Contras: o debate político televisivo como sub-género/sub-tipo de interacção verbal. In: Revista Galega de Filoloxía. A Coruña: Área de Filoloxía Galega e Portuguesa. Coruña: Universidade da Coruña, 2006. p. 05-29.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Por um partido democrático, de esquerda e contemporâneo. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 39, 1997, p. 53-71.

CHARAUDEAU, Patrick. O discurso político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e discurso político. In: MACHADO, I. L., MENEZES, W., MENDES, E. (org.). As emoções no discurso, volume I. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 240-251.

JENSEN, Klaus B. (ed.). La Comunicación y los Medios. México: FCE, 2014.

LEITE, Janaina Frechiani Lara. Os presidenciáveis no ringue eletrônico: Apontamentos sobre a história dos debates presidenciais televisivos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (XXVI), 2003, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte, 2003.

LYNCH, Christian; CASSIMIRO, Paulo Henrique. O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo. São Paulo: Editora Contracorrente, 2022.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do éthos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 29-87.

MAKOVICS, Nahara. Marketing político na televisão brasileira: um estudo sobre as campanhas presidenciais de 1989 a 2002. Jundiaí: Paco editorial, 2018.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

POSTMAN, Neil. Divertirse hasta morir. El discurso público en la era del “show business”. Barcelona: Ediciones de la Tempestad, 2001.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Tellaroli Fenelon, T., & Souza da Silva, L. . (2025). O ethos e o pathos no discurso político de Pablo Marçal no debate televisivo da Rede Globo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 12(2), 1–18. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25149

Edição

Seção

Dossiê (v. 12, n. 2) | Jornalismo e disputas políticas em tempos de desinformação