A imaginação melodramática e a narrativa jornalística: a realidade como ficção

Autores

  • Anderson Lopes da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Fabiana Pelinson Universidade Federal do Paraná
  • Jair Antonio de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Imaginação melodramática, linguagem jornalística, narratividade

Resumo

Este artigo ensaístico busca refletir acerca da narrativa jornalística lida a partir do conceito da imaginação melodramática. Sem um objeto empírico de análise, as discussões aqui empreendidas versarão sobre a feitura da notícia – com suas normas, tradições, linguagem específica e convenções já adotadas pelo campo social da imprensa - e a construção de personagens, olhares e narrativas imbuídas de uma imaginação melodramática, de uma moral oculta e de um modo (ou cultura) do excesso que ultrapassa o espaço da ficção e chega ao jornalismo. 

Biografia do Autor

Anderson Lopes da Silva, Universidade Federal do Paraná

Jornalista formado pela FACNOPAR, Especialista em Comunicação, Cultura e Arte pela PUC-PR e Mestrando em Comunicação (PPGCOM/UFPR). Faz parte do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção Seriada) da UFPR e é bolsista Capes.

Fabiana Pelinson, Universidade Federal do Paraná

Jornalista (UFSM) e Mestranda em Comunicação (PPGCOM/UFPR). Faz parte do grupo de pesquisa Mídia, Linguagem e Educação da UFPR.

Jair Antonio de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutor em Pragmática Linguística pela UNICAMP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Silva, A. L. da, Pelinson, F., & Oliveira, J. A. de. (2014). A imaginação melodramática e a narrativa jornalística: a realidade como ficção. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 1(2), 105–119. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/5918