Contribuições do Design Thinking à inovação no jornalismo - o caso Hearken

Autores/as

  • Adriana Landim Quinaud Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Milena Lumini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palabras clave:

Design Thinking, jornalismo, inovação

Resumen

As organizações de mídia enfrentam o desafio contínuo de inovar em seus processos e no conteúdo com o objetivo de fortalecer sua relação com a audiência, atender às suas exigências e sustentar o negócio. Dentre as metodologias que visam gerar inovação está o design thinking. Este artigo revê em que medida a inovação esteve presente no jornalismo e analisa um caso para compreender como o design thinking contribui com práticas que engajam a audiência. Com a plataforma Hearken, o leitor participa da produção das matérias desde a concepção até a publicação

Biografía del autor/a

Adriana Landim Quinaud, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conceito CAPES 6, membro do Grupo de Pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência CNPQ/UFSC.

Milena Lumini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelaUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conceito CAPES 6, membro do Grupo de Pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência CNPQ/UFSC.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Sociologia Política (UFSC) e professora no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e nos cursos de graduação em Jornalismo e Design (UFSC).

Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Quinaud, A. L., Lumini, M., & Baldessar, M. J. (2018). Contribuições do Design Thinking à inovação no jornalismo - o caso Hearken. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 30–47. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10653