Um breve olhar sobre a teoria da definição da agenda nos dias de hoje

Autores/as

  • Fernanda Vasques Ferreira Fernanda Vasques Ferreira, doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma instituição, docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória.Integrante do grupo de pesquisa Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: Desafios para a Educomunicação financiado pela FAP-DF na Universidade Católica de Brasília e integrante do grupo de pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), membra do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (LINC) da UFOB e coordenadora da pesquisa Comunicação para todos: cidadania e acessibilidade pela educomunicação, também pela UFOB.
  • Rafiza Varão Universidade de Brasília UnB
  • Marcelli Alves Universidade Federal do Maranhão

Resumen

Professor Maxwell McCombs began his career as a journalist in the 1960s, as a reporter for the New Orleans Times. A decade later, McCombs, in partnership with Donald Shaw, developed one of his major theories - the agenda-setting hypothesis, now considered a theory, which reflects on the influence of the mass media in relation to public affairs. In the 1980s, McCombs became a professor in the Journalism Department at the University of Texas. In this interview, we seek to recover the basis of the Agenda-setting theory and confront the initial hypothesis with the contemporary scenario and the advent of the internet, contextualizing particularities of Brazilian politics and electoral process and seeking to reflect on the possibility of scheduling different media, especially TV. McCombs was emphatic in saying that the media agenda plays an important ethical role "to use time and space for important topics and not fun topics."

Biografía del autor/a

Fernanda Vasques Ferreira, Fernanda Vasques Ferreira, doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma instituição, docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória.Integrante do grupo de pesquisa Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: Desafios para a Educomunicação financiado pela FAP-DF na Universidade Católica de Brasília e integrante do grupo de pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), membra do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (LINC) da UFOB e coordenadora da pesquisa Comunicação para todos: cidadania e acessibilidade pela educomunicação, também pela UFOB.

Fernanda Vasques Ferreira, doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma instituição, docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória.Integrante do grupo de pesquisa Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: Desafios para a Educomunicação financiado pela FAP-DF na Universidade Católica de Brasília e integrante do grupo de pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), membra do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (LINC) da UFOB e coordenadora da pesquisa Comunicação para todos: cidadania e acessibilidade pela educomunicação, também pela UFOB.

 

Rafiza Varão , Universidade de Brasília UnB

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB). 

Marcelli Alves, Universidade Federal do Maranhão

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz, Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). 

Publicado

2020-09-15

Cómo citar

Ferreira, F. V., Varão , R., & Alves, M. . (2020). Um breve olhar sobre a teoria da definição da agenda nos dias de hoje. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1–5. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14723