Valores duradouros brasileiros

a predominância do privado sobre o público

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21851

Palabras clave:

Notícia, Patrimonialismo, Valores Duradouros

Resumen

Ao estudar os valores nas notícias, Gans (2004) definiu os que os jornalistas carregam durante a prática profissional. Incorporados ao julgamento da importância dos acontecimentos, eles conduzem a produção noticiosa e constituem um mapa cultural da sociedade. Este artigo mostra, a partir da análise da Folha de S. Paulo e de O Globo, que os valores podem ser duradouros ou tópicos na determinação do que vai ser noticiado. No Brasil, os resultados da pesquisa apontam que os jornais priorizam notícias que exprimem a supremacia do ponto de vista privado sobre o público, deixando de lado as consequências sociais desse enfoque. Propõe-se a submissão do público ao privado no Brasil como valor duradouro.

Biografía del autor/a

Francisco Verri, UEM

Doutor em Comunicação no Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e docente no curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Thaïs de Mendonça Jorge, UNB

Professora Adjunta no Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília 

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Publicado

2023-12-23

Cómo citar

Verri, F., & de Mendonça Jorge, T. . (2023). Valores duradouros brasileiros: a predominância do privado sobre o público. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 10(2), 86–104. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21851