Jornalismo Independente do analógico ao digital – 15 anos da MediaQuatro

Autores/as

Palabras clave:

jornalismo alternativo, webjornalismo, meios digitais, mediaquatro,

Resumen

A MediaQuatro é empresa/marca que vêm publicando trabalhos de jornalismo independente na imprensa alternativa e na grande mídia desde 2002. Das fotos em película e textos em veículos impressos e em site gratuito na Internet, seus sócios passaram a contribuir com novas iniciativas de jornalismo digital como o portal Outras Palavras a partir de 2011 e a Agência Pública em 2012. Três anos depois ajudaram a fundar o coletivo Jornalistas Livres, com foco principal na divulgação de seus trabalhos jornalísticos inéditos por meio das redes sociais como Facebook e Twitter. O artigo conta essa trajetória analisando os impactos, repercussões e alcance das fotos, vídeos, reportagens e coberturas em cada um desses meios.

Biografía del autor/a

Vinicius Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Vinicius Souza é fotógrafo, jornalista, doutor em comunicação pela UNIP/SP, membro do Alterjor (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo da ECA-USP) e professor de fotojornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Maria Eugênia Sá é fotógrafa, documentarista, produtora audiovisual e diretora da MediaQuatro Comunicação (www.mediaquatro.com). Ambos são também membros e fundadores do coletivo Jornalistas Livres.

Maria Eugênia Sá

Fotógrafa, documentarista, produtora audiovisual e diretora da MediaQuatro Comunicação (www.mediaquatro.com). Membro e fundadora do coletivo Jornalistas Livres

Publicado

2017-07-02

Cómo citar

Souza, V., & Sá, M. E. (2017). Jornalismo Independente do analógico ao digital – 15 anos da MediaQuatro. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 4(1), 73–89. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9911