De portas fechadas: a midiatização do fechamento das fronteiras venezuelanas com Brasil e Colômbia

Autores

  • Márcio Barbosa Norberto Universidade Federal de Santa Maria
  • Ada Cristina Machado Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Mayara Souto Collar Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Midiatização, Fronteira, Jornalismo internacional

Resumo

O artigo traça uma aproximação com a noção de midiatização na situação de cobertura noticiosa sobre a crise na fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela em fevereiro de 2019. Trata-se de um recorte temporal da cobertura internacional, compreendendo o período considerado de maior tensão, quando do fechamento da fronteira pelas autoridades venezuelanas, momento em que o trabalho jornalístico se intensificou. O objetivo do estudo foi o de identificar o volume de notícias veiculadas por diversos veículos circulantes no Brasil, com foco no Portal de notícias G1/Norte/Roraima com vistas a avaliar em que medida o processo de midiatização influenciou a construção e difusão do acontecimento noticiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Barbosa Norberto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Comunicação (UFSM), mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicação das Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil, Curitiba/PR, pós-graduação lato sensu em Gestão Cultural (Faculdade Senac/2011) e pós-graduação lato sensu em Comunicação, Cultura e Arte (PUC/PR/2008). Como pesquisador trabalha com jornalismo local e produção jornalística em área de fronteira internacional, com recorte para a Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Investiga ainda outras temáticas relacionadas à mídia de fronteira como identidade, representações e cultura de fronteira.

Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, onde integra o quadro permanente do PPGComunicação, lidera do grupo de pesquisa Comunicação, identidades e fronteiras. É pesquisadora do CNPq e professora colaboradora no mestrado profissional em Comunicação e indústria criativa da Universidade Federal do pampa, campus de São Borja.

Mayara Souto Collar, Universidade Federal de Santa Maria

É bolsista de iniciação científica (Pibic-CNPq) do grupo de pesquisa Comunicação, identidades e fronteiras e aluna do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Norberto, M. B., Silveira, A. C. M., & Collar, M. S. (2019). De portas fechadas: a midiatização do fechamento das fronteiras venezuelanas com Brasil e Colômbia. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(1), 39–58. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/13379

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade