A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas

Autores

  • Ana Maria Morais UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Isabel Pestana Neves UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Sílvia Ferreira UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Leonor Saraiva Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0001

Resumo

O artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula)sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência. No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo de uma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todos os alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.

 

Palavras-chave: Educação em ciência. Natureza da ciência. Discurso pedagógico. Estratégia para a sala de aula.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
706
May 22 '17May 25 '17May 28 '17May 31 '17Jun 01 '17Jun 04 '17Jun 07 '17Jun 10 '17Jun 13 '17Jun 16 '17Jun 19 '175.0
| |
Visualizaciones de otros formatos
233
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202624
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 17
  • Mendeley - Readers: 7
  • Mendeley - Readers: 2
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 24

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

MORAIS, A. M.; PESTANA NEVES, I.; FERREIRA, S.; SARAIVA, L. A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 8–32, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10088. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos