A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas

Autores

  • Ana Maria Morais UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Isabel Pestana Neves UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Sílvia Ferreira UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Leonor Saraiva Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0001

Resumo

O artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula)sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência. No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo de uma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todos os alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.

 

Palavras-chave: Educação em ciência. Natureza da ciência. Discurso pedagógico. Estratégia para a sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

MORAIS, A. M.; PESTANA NEVES, I.; FERREIRA, S.; SARAIVA, L. A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 8–32, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10088. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos