Performatividade e educação: a política das avaliações em larga escala e a apropriação da mídia
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.131137Resumo
O trabalho aborda a avaliação em larga escala na Educação Básica e a performatividade, ambas problematizadas a partir da apropriação da mídia de grande circulação enquanto estrutura que materializa e coloca em perspectiva, de alguma forma, o debate acerca da Educação nacional e dos princípios de qualidade da mesma, no escopo de adensar discussões (e olhares) sobre a qualidade na escola. Para tanto, o texto apoia-se em fontes documentais constituídas por 1.924 produtos midiáticos recolhidos a partir dos elementos disponíveis on-line nos sites de três importantes revistas semanais de circulação nacional, no recorte temporal de 1996 a 2007. Como conclusão o texto aponta que a mídia potencializa o caráter de performatividade das avaliações em larga escala, no contexto do Estado avaliador, na medida em que torna público e, portanto, relevante, os índices e indicadores de escolas e sistemas de ensino, focalizando a competição e o desempenho como parâmetros de qualidade.
Palavras-chave: Mídia. Educação. Avaliação em larga escala. Performatividade. Desempenho.
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