Sobre Foucault e a verdade: as relações entre currículo e avaliações em larga escala

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0003

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, cujo escopo incide sobre a noção de “verdade” em Michel Foucault (1926-1984). Explora-se seu potencial como aparato crítico para a abordagem de políticas educacionais, mormente em relação ao currículo e a sua interface com as avaliações em larga escala. Frente a esse intento, recorre-se à obra foucaultiana e ao debate acerca da verdade como fenômeno situado no âmbito das práticas e da construção política da realidade. A partir dessa lógica, aproxima-se esse aparato crítico à interpretação das políticas educacionais, em especial daquelas que se utilizam de indicadores de qualidade como modo de legitimação, bem como de ações advindas dessa legitimação, entre elas os currículos escolares.  Como resultado, salienta-se que as avaliações em larga escala são capazes de moldar o currículo escolar, impondo-se como porta-voz da verdade em relação ao projeto de sociedade em pauta.

 

Palavras-chave: Currículo. Avaliações em larga escala. Michel Foucault.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. Sobre Foucault e a verdade: as relações entre currículo e avaliações em larga escala. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 577–589, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8862. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo