A produção do discurso em política educacional: lugares e verdades

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo
  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0009

Resumo

A pesquisa em tela problematiza a produção da “verdade” no âmbito das políticas educacionais e indaga sobre os locais de produção e a legitimidade do discurso educacional. Para tanto, este trabalho recorre a uma pesquisa empírica realizada em um conjunto de colunas de opinião veiculadas nos últimos anos, cujo foco temático centrou-se em políticas educacionais. Este artigo discute, também, a revisão de alguns conceitos pertinentes de Foucault, bem como estudos recentes acerca da produção acadêmica na área das políticas educacionais, ponderando sobre as suas condições de emergência e a sua aplicabilidade no palco propriamente político. Conclui-se que os discursos pronunciados sobre políticas educacionais carecem de um marco situacional que permita localizar o enunciador e suas circunstâncias, identificando, sobretudo, a origem e as intenções dos discursos extra-acadêmicos que têm participado, acentuadamente, das decisões políticas.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Discurso. Verdade.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
869
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202679
|

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. A produção do discurso em política educacional: lugares e verdades. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 485–501, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6077. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional