A produção do discurso em política educacional: lugares e verdades

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo
  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0009

Resumo

A pesquisa em tela problematiza a produção da “verdade” no âmbito das políticas educacionais e indaga sobre os locais de produção e a legitimidade do discurso educacional. Para tanto, este trabalho recorre a uma pesquisa empírica realizada em um conjunto de colunas de opinião veiculadas nos últimos anos, cujo foco temático centrou-se em políticas educacionais. Este artigo discute, também, a revisão de alguns conceitos pertinentes de Foucault, bem como estudos recentes acerca da produção acadêmica na área das políticas educacionais, ponderando sobre as suas condições de emergência e a sua aplicabilidade no palco propriamente político. Conclui-se que os discursos pronunciados sobre políticas educacionais carecem de um marco situacional que permita localizar o enunciador e suas circunstâncias, identificando, sobretudo, a origem e as intenções dos discursos extra-acadêmicos que têm participado, acentuadamente, das decisões políticas.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Discurso. Verdade.

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Publicado

2014-05-23

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. A produção do discurso em política educacional: lugares e verdades. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 485–501, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6077. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional