O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica

Autores

  • Eliane Travensoli Parise Cruz UEPG
  • Vera Lucia Martiniak UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004

Resumo

Este artigo apresenta reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica relacionada ao ensino da leitura, entre os anos de 2013 a 2016, referente às ações de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os procedimentos metodológicos foram norteados pela definição de categorias emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que se delineiam quanto ao ensino da leitura. A análise permitiu constatar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como este tem se consolidado nas práticas de alfabetização. É perceptível, no entanto, nas propostas governamentais para a formação de alfabetizadores, a desarticulação entre teoria e prática e a valorização do conhecimento tácito.

 

Palavras-chave: Leitura. Produção acadêmica. Formação de alfabetizadores.

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

CRUZ, E. T. P.; MARTINIAK, V. L. O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 67–84, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10681. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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