O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica

Autores

  • Eliane Travensoli Parise Cruz UEPG
  • Vera Lucia Martiniak UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004

Resumo

Este artigo apresenta reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica relacionada ao ensino da leitura, entre os anos de 2013 a 2016, referente às ações de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os procedimentos metodológicos foram norteados pela definição de categorias emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que se delineiam quanto ao ensino da leitura. A análise permitiu constatar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como este tem se consolidado nas práticas de alfabetização. É perceptível, no entanto, nas propostas governamentais para a formação de alfabetizadores, a desarticulação entre teoria e prática e a valorização do conhecimento tácito.

 

Palavras-chave: Leitura. Produção acadêmica. Formação de alfabetizadores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
385
Oct 25 '17Oct 28 '17Oct 31 '17Nov 01 '17Nov 04 '17Nov 07 '17Nov 10 '17Nov 13 '17Nov 16 '17Nov 19 '17Nov 22 '175.0
| |
Outros formatos de visualizações
62
Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20267.0
|

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

CRUZ, E. T. P.; MARTINIAK, V. L. O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 67–84, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10681. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)