Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18516.075

Resumo

Este estudo apresenta o levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a formação inicial do professor alfabetizador. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou como o tema é abordado nas teses, nas dissertações, nos eventos e nos periódicos científicos produzidos entre 2010 e 2020. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta junto ao banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), à Plataforma Sucupira, ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), à Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a sites de eventos científicos. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial e professores alfabetizadores. Por um lado, os resultados evidenciam que os temas formação de professores, currículo e conhecimentos específicos sobre alfabetização (linguagem) foram mais frequentes nas publicações. Por outro lado, os resultados apontam a necessidade de aprofundar as pesquisas para a compreensão da formação inicial do professor alfabetizador a partir do discurso produzido hegemonicamente.

Palavras-chave: Produção acadêmica. Formação inicial. Professores alfabetizadores.

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Biografia do Autor

Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

RODRIGUES, S. A. M.; MARTINIAK, V. L. . Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.18516.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18516. Acesso em: 22 dez. 2024.