Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18516.075

Resumo

Este estudo apresenta o levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a formação inicial do professor alfabetizador. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou como o tema é abordado nas teses, nas dissertações, nos eventos e nos periódicos científicos produzidos entre 2010 e 2020. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta junto ao banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), à Plataforma Sucupira, ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), à Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a sites de eventos científicos. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial e professores alfabetizadores. Por um lado, os resultados evidenciam que os temas formação de professores, currículo e conhecimentos específicos sobre alfabetização (linguagem) foram mais frequentes nas publicações. Por outro lado, os resultados apontam a necessidade de aprofundar as pesquisas para a compreensão da formação inicial do professor alfabetizador a partir do discurso produzido hegemonicamente.

Palavras-chave: Produção acadêmica. Formação inicial. Professores alfabetizadores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
407
Sep 22 '21Sep 25 '21Sep 28 '21Oct 01 '21Oct 04 '21Oct 07 '21Oct 10 '21Oct 13 '21Oct 16 '21Oct 19 '2135
| |
Outros formatos de visualizações
337
Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202660
|

Biografia do Autor

Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

RODRIGUES, S. A. M.; MARTINIAK, V. L. . Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.18516.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18516. Acesso em: 27 abr. 2025.