O agir ético na pesquisa educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21289.032

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um debate sobre a ética em pesquisa em educação partindo do pressuposto de que a área de Ciências Humanas e Sociais necessita de diretrizes e normas éticas próprias, superando o modelo deontológico que transpõe parâmetros da área médica para os diversos campos de pesquisa. O referencial teórico é o materialismo histórico-dialético, que parte do entendimento de que a consciência, os valores éticos, o conhecimento e a ciência estão relacionados às determinações históricas, econômicas, políticas e sociais. Nesse sentido, os resultados desta investigação corroboram a defesa do argumento de que é fundamental pensar a dimensão ética no processo de pesquisa e sua relação com as questões políticas e epistemológicas, como crítica e superação de princípios abstratos e procedimentos burocráticos presentes nos protocolos de ética em pesquisa em educação.

Palavras-chave: Pesquisa em educação. Fundamentos éticos. Materialismo histórico-dialético.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Carlos Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Secretaria de Educação do Paraná (SEED/PR) e professor em Regime Especial (CRES) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

SOUZA, A. C.; GABRIEL, F. A. O agir ético na pesquisa educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21289.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21289. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate