O processo instituinte da política de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande no contexto da Resolução CNE/CP Nº 2/2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21324.055

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o processo instituinte da Política Institucional (PI) de formação de professores na Universidade Federal de Rio Grande (FURG) a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais emanadas da Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Foi uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, que se utilizou do recurso de entrevistas semiestruturadas, com sujeitos-chave na atuação da política. Tendo como referencial a Teoria da atuação da política de Ball, Maguire e Braun (2016), o processo de atuação dessas diretrizes no contexto da prática foi analisado, por meio dos documentos, textos, artefatos e discursos dos sujeitos-chave, para mapear o movimento de interpretação e tradução dessa política no processo instituinte que resultou na aprovação da PI de formação de professores dessa universidade.

Palavras-chave: Formação de professores. Atuação da política. Política Institucional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Derlan Trombetta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Michigan State University. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

TROMBETTA, D.; LUCE, M. B. O processo instituinte da política de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande no contexto da Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21324.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21324. Acesso em: 28 abr. 2024.