O processo instituinte da política de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande no contexto da Resolução CNE/CP Nº 2/2015
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21324.055Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar o processo instituinte da Política Institucional (PI) de formação de professores na Universidade Federal de Rio Grande (FURG) a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais emanadas da Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Foi uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, que se utilizou do recurso de entrevistas semiestruturadas, com sujeitos-chave na atuação da política. Tendo como referencial a Teoria da atuação da política de Ball, Maguire e Braun (2016), o processo de atuação dessas diretrizes no contexto da prática foi analisado, por meio dos documentos, textos, artefatos e discursos dos sujeitos-chave, para mapear o movimento de interpretação e tradução dessa política no processo instituinte que resultou na aprovação da PI de formação de professores dessa universidade.
Palavras-chave: Formação de professores. Atuação da política. Política Institucional.
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